Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Páginas: 184
Ano: 2013
Ano: 2013
Mais informações: Skoob
Sinopse: A nova casa dos Carver é cercada por mistério. Ela ainda respira o espírito de Jacob, filho dos ex-proprietários, que se afogou. As estranhas circunstâncias de sua morte só começam a se esclarecer com o aparecimento de um personagem do mal - o Príncipe da Névoa, capaz de conceder qualquer desejo de uma pessoa, a um alto preço.
O Príncipe da Névoa foi o primeiro romance de Zafón, escrito para participar de um concurso de literatura juvenil. O autor afirma que teve "sorte" ao ganhar, mas o talento para a escrita já é bem perceptível em sua obra. O livro segue o gênero de suspense/terror, algo que acabo fugindo sempre, porque costuma não me agradar, falando honestamente. Só que com os livros dele é diferente: já nos primeiros capítulos estava envolvida no universo criado nesse novo lançamento da Suma de Letras.
Narrado em terceira pessoa, acompanhamos a família Carver em 'mudança de ares' devido à guerra, no ano de 1943. O foco é mais em Max, um garoto chegando já à adolescência. Ele possui duas irmãs, uma mais velha e outra mais nova, Alicia e Irina. A nova casa da família Carver, cujo pai é relojoeiro, localiza-se em um litoral, e logo no primeiro dia eles são apresentados à triste história da família Fleischmann. O casal que morava anteriormente lá desejava ardentemente um filho e finalmente a Sra. Fleischmann pôde dar a luz à Jacob. O problema é que com apenas 7 anos o garoto afogou-se de maneira inexplicável na praia e foi o fim para o a família.
A aura misteriosa circunda a casa, que possui uma espécie de bosque com estátuas circenses assustadoras, aos quais tiram o sono de Max e despertam sua curiosidade. Em suas investigações, Max acaba estabelecendo amizade com Roland, um morador local, que é neto do engenheiro responsável pela construção do farol no fim da praia. Além dos estranhos fenômenos acerca de sua casa, Max descobre também que 25 anos antes, um navio naufragou misteriosamente naquelas águas, próximas ao farol e o avô de Roland foi o único sobrevivente. Max, Irina e Roland se envolverão nessa trama, de forma à descobrir que existe mais ligação entre o farol, o naufrágio e a casa de praia do que eles imaginam!
Como eu disse, suspense não é meu foco. E eu já comentei uma vez que não gosto de circo (com exceção do circo de 'O Circo da Noite', mas isso é outra história). A figura do palhaço sempre me amedrontou, não sei exatamente o motivo, e por isso fiquei bastante impressionada com o livro, ainda mais que comecei a lê-lo à noite XD. De qualquer forma, o estilo narrativo que marca os demais romances de Zafón já está presente nesse seu primeiro livro publicado lá fora (1993). Sempre quando vou falar do autor para os amigos, ressalto o quanto a sua escrita quase beira ao poético. E fico feliz de saber que a tradução brasileira não deixa isso se perder.
O livro é super recomendado, e tem a pegada mais infantojuvenil. Os que já conhecem Zafón não ficarão frustrados, e quem ainda não teve o privilégio de ler alguma de suas obras, indico 'O Príncipe da Névoa' sem nem pensar duas vezes!
Lygia! Eu quero. Já disse, né?
ResponderExcluirJá to sentindo que vou me preparar para, em abril, na minhas férias, parar uma noite e simplesmente ler o livro de uma vez sozinha com a casa no escuro huahauhau. Como eu fiz com Marina. Fiquei com medo do barulho da geladeira.
Eu sou super apaixonada pelo Zafón e acho que a minha história com ele é bem parecida com a sua. Vou esperar aquela promoção *_*
beijos!
nunca li nenhum livro do autor, e apesar de ter vontade de ler todos, este é o que está mais no topo da lista :P
ResponderExcluirparece ser muito bom, adorei sua resenha!
tbm tenho muito medo de palhaços ASUASUHAUAHS
Ly, preciso criar vergonha na cara e ler algum livro do Zafón urgentemente!
ResponderExcluirEu adoro essa mistura de narrativa quase poética com suspense/terror, e só vejo elogios sobre a qualidade da escrita do Zafón.
Já tenho Marina e vou começar por ele o mais rápido possível!
Beijão!
Adoro o autor, tô querendo muito ler este novo livro dele. Aresenha só confirma isso.
ResponderExcluirOi Ly
ResponderExcluirFiquei feliz com a sua resenha, apesar de amar o Zafón tinha receio sobre o título por ser o 1º, vai que o cara tinha evoluído muito com o tempo e o 1º era ruim :D
Adorei o enredo e parece seguir o estilo misterioso dos outros.
Também sou uma pessoa muito suspeita para falar de Záfon. Adoro os livros dele e até agora não me decepcionei com nenhum, Marina, por exemplo me surpreendeu muito.
ResponderExcluirAinda não li o livro mas a expectativa é grande, já o tenho na minha estante e estou tentando organizar as leituras para que não demore muto pra chegar nele! rsrs
Concordo muito com você! O jeito que o Zafón escreve é quase poético, o jeito que ele descreve cenas e sentimentos, não consigo comparar a outro escritor. E com toda certeza este livro já está na minha lista!
ResponderExcluirAdoro Zafón a trilogia do vento é maravilhosa
ResponderExcluirAdoro Zafón a trilogia do vento é maravilhosa
ResponderExcluirEstou aqui pela magnífica promoção do livro, e agora só estou mais animado para enfim conhecer o tal Zafón! É tanta gente que fala bem, né?
ResponderExcluirSuspense e uma pegada mais infanto-juvenil deve ter resultado numa mistura perfeita!
Beijos,
Vinícius - Livros & Rabiscos
Bom dia Lygia,
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha, este livro já esta na minha lista de desejados.....e agora fiquei mais curioso....abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Ahn não acredito que tem palhaço no livro!! Não curto esse 'personagem' Tenho medo.
ResponderExcluirPara eu, Zafón também foi amor a primeira leitura, e costumo dizer que me aconteceu a mesma coisa com Daniel... eu estava na biblioteca passeando pelas estantes e A Sombra do Vento pareceu brilhar para mim... nunca tinha visto falar do autor, e quando li a sinopse e vi algo sobre cemitério de livros, nossa, até me arrepiei. Bom, só falta O Príncipe da Névoa para completar minha coleção.
Bye da Pah
Livros Estrelas
Eu quero ler livros dele! Nunca li nada e fico babando venho resenhas desse autor que só me deixam mega curiosa nos livros dele. É tão bom assim? Vou ver se consigo alguns pra ler. Tenho que ler algo dele pra ontem! Podia ser esse né? *-*
ResponderExcluirDiferente de você conheci Záfon por Marina, e também foi amor à primeira leitura!
ResponderExcluirNão gosto muito de suspense/terror por ter medo kkk
Mas o livro dele tem a medida de certa o que me pegou de jeito, estou louca para ler outros livros dele. A forma de escrita é realmente perfeita e me prende muito.
Virou um dos meu autores favoritos.
Gostei bastante da resenha.
Beijos :*
- Gabriella Suzart
Olá. Primeira vez aqui no blog. Ainda não li nada do Záfon mas já vi que estou perdendo muita coisa, a única resenha que li de um livro dele foi Marina, que me conquistou e agora essa resenha de O Príncipe da Névoa. Antes o título não me fazia sentido mas agora a imaginação aqui já fluiu. Eu adoro suspense e terror apesar de que li pouquíssimos livros do gênero. Quando comprar livros desse gênero vou escolher esse também porque me deixou bem curiosa pela história.
ResponderExcluirBeijos, Greice.
Ainda não li nada de Zafón no entanto tenho muita curiosidade acerca de suas obras.
ResponderExcluirUm autor que consegue escrever para diversos públicos sem perder a qualidade definitivamente é digno de nota.
BJus
Nâna
Não conheço o autor, mas fiquei interessada pela obra através de sua resenha. Curto livros em 3a pessoa, acho que consegue abranger mais. Mistérios? Isso algo muito interessante a se considerar.
ResponderExcluirEu também adoro os livros do Zafón, e também sou fã de livros de suspense e de infanto-juvenis bem escritos, então é claro que eu preciso ler esse livro.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu ainda não li nada do Záfon, mas comprei esse mês Marina, e estou muito empolgada para começar a ler, são tantos elogios que é impossível que não goste de seus livros.
Quanto a ser literatura infantojuvenil não tenho nenhum problema porque tenho muitos livros favoritos nessa linha, acho na verdade que alguns trazem conceitos tão bonitos e profundos que são melhores que muitos chamados de "adultos" por aí
adorei a resenha!
Abraços
Melissa Padilha
decoisasporai.blogspot.com.br
to louca pra ler qualquer livro desse autor, todas as resenhas que vejo sobre Marina são positivas, pretendo comprar o livro em um futuro próximo! Dizem que os livros dele são tão profundos, eu realmente não posso esperar pra ler!
ResponderExcluirAmo Zafón, também me encantei lendo A Sombra do Vento, que se tornou um dos meus livro favoritos. Estou louca para ler esse, espero que consiga logo. Adoro juvenis também... acho que é meio perfeito então rsrsrs
ResponderExcluir=)
Zafón é mesmo uma paixão literária.
ResponderExcluirAmei a trilogia- A Sombra do Vento, O jogo do anjo e o Prisioneiro do céu.
Marina tb foi livro de cabeceira.
Zafón encanta com as palavras.
Amei sua resenha de O príncipe da Névoa.
Quero d+++ ler esse. Torcendo muitoooo.
Parabéns pelo seu excelente blog.
Adorei a resenha...
ResponderExcluirNão conheço o autor mas pela descrição é bastante interessante!
Parabéns pela resenha!
Amei a resenha, não li nada ainda do autor mas sempre vejo ótimas criticas sobre ele.
ResponderExcluirEsse livro deve ser ótimo. Assim que tiver uma oportunidade vou lê-lo.
Beijos Flor
Adorei a resenha. Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, mas sempre vejo ótimas criticas sobre ele.
ResponderExcluirEsse livro deve ser realmente muito bom.
Beijos Flor
Sempre ouvi falar muito bem do Zafón, mas nunca li nada dele. Comprei meu primeiro livro dele ontem e estou ansiosa pra ler.
ResponderExcluirE sem querer fazer propaganda mas já fazendo, há dois sorteios no meu blog tb, com a série Sussuro, Nicholas Sparks e Os Miseráveis em quadrinhos. =] http://www.ovelhasincandescentes.blogspot.com.br/p/sorteios.html
Já li alguns livros do Zafón e adorei. É uma leitura que me prende até o fim. Sempre que tem livro novo dele quero ler, e depois de ver a resenha deste, fiquei mais com mais vontade ainda.
ResponderExcluirMeu Deus... Zafón não para de aparecer em cada blog que visito, como a falar "leia meus livros, leia meus livros...". Sinto que já é hora mesmo de checar todos esses comentários a respeito dele.
ResponderExcluirOs livros de Zafón são magníficos!!! Nessas férias já li dois dele, fora os que li ano passado. Sempre me surpreendo e me sinto tocada pela escrita! Ainda não li esse, mas pretendo, como todos que ele já escreveu. Beijos
ResponderExcluirOi amiga
ResponderExcluirPalhaços sempre me lembram It de Stephen King! hahah tenho um certo pavor também, sempre acham que vão matar alguma criancinha! Me impressionei mais uma vez com um maravilhoso de Zafón! Ao ler no início que era o primeiro assim como vc fiquei bastante impressionada que dom que esse cara tem!
Como pode alguém envolver tanto os leitores com suas histórias e não deixar aqualidade de seus textos caírem em nenhum de seus livros!
Beijos
Suspeitíssima para falar sobre Zafón, me apaixonei logo na primeira página que li de Mariana e ai devorei tudo que ele escreveu até hj e que é mt pouco comparado a genialidade dele , Daniel é meu personagem favorito e mesmo não aparecendo tanto neste livro , ainda sim faz dele uma obra perfeita, como não se apaixonar por um livro que narra suspense em sonoras linhas poéticas de uma Barcelona tão linda ?
ResponderExcluirMistério...isso muito me agrada. Renderia um bom filme.
ResponderExcluirNossa adorei a resenha!!! Agora quero muito ler! Seu blog está de parabéns!!!
ResponderExcluirAcabei de ler Marina e fiquei fascinada pela narrativa do Zafón! Ele soube unir mistério, uma atmosfera sombria, tudo em uma linda história de amizade. Ou seja, ele mescla sensações e sentimentos diversos em uma única obra. Mal posso esperar para ler O Príncipe da Névoa, mas também quero ler os livros mais "adultinhos" dele.
ResponderExcluirBj
Livro Lab
Nossa adorei sua resenha, ainda não li nada do autor, porém tenho muita vontade! Estou morrendo de vontade de ler este livro.
ResponderExcluirNao conheco ninguem que tenha lido Zafon e nao tenha gostado. Adorei a resenha e com certeza o autor esta no topo da minha lista de proximas leituras. Bjs
ResponderExcluiramooo os livros do Zafón, meu deus a resenha esta otima mais eu gostei muito tbm de O Jogo do Anjo perfeito *-*
ResponderExcluirExcelente informação vc me deu: esta obra foi o primeiro livro dele! Achei estranho ler esta sinopse e não me arrebatar como 'A sombra do vento', mesmo que encantadora tb. Como vc, tb fui apresentada a Zafón pelo primeiro da série do 'Cemitério dos Livros Esquecidos' e me apaixonei por completo.
ResponderExcluirGostei da sinopse e quero ler, claro. Tudo que vier de Zafón eu vou querer ler, com certeza. As histórias são muito bem costuradas e bem desenroladas e nada fica sem explicação. Adorei esse mistério, merece roteiro pra cinema, não acha?
Adoro os livros do Zafón, não vejo a hora de ler " O principe da nevoa"!
ResponderExcluirHum, parece um ótimo livro. Acho que os dramas com pegada infanto juvenil costumam ser perfeitos, mas também dolorosos. Enfim, espero ler em breve!
ResponderExcluirxoxo
ssentrelivros.blogspot.com.br
Nossa esse livro parece muito bom,tem muito suspense e pela resenha é aquele livro que prende a atençao do leitor,preciso ler urgente.
ResponderExcluirMaria Auxiliadora
Resenha bem elaborada, abordando os pontos importantes do livro, despertando o interesse dos leitores.
ResponderExcluirSou suspeita porque adoro esse tipo de livro, com histórias fantásticas. Estou doida pra ler!
ResponderExcluirNão vejo a hora de ler o livro. Ontem estive na livraria e quando vi ele quase pirei querendo levar pra casa kkkk Não vejo a hora de ter essa oportunidade.
ResponderExcluirAndo querendo ler esse livro desde que vi a capa dele pela primeira vez. Amei sua resenha que está ótima.
ResponderExcluirParabéns pela resenha maravilhosa também li 'A Sombra do Vento' e fiquei Fã do Autor,adoro o enredo do livro,o clima de mistério,suspense/terror,contexto histórico,personagens...
ResponderExcluirRealmente na expectativa para ler e acompanhar essa linda história de amizade
Já li tantas resenhas positivas dos livros deste escritor que estou com curiosidade de ler seus livros, preciso de um para estrear!!!
ResponderExcluirCarlos Ruiz Zafón realmemnte é um autor maravilhoso, adorei todos os livros que li dele.
ResponderExcluirNuncali nada do Zafon e estou me sentindo sem assunto na roda. Este livro em particular, está sendo muito bem falado, quero ler!!!
ResponderExcluirOi,td bem?
ResponderExcluirJá li livros do Zafón,mas,confesso que ainda não li esse,nem li
resenhas sobre.
Espero poder lê-lo em breve,pois acho que Zafón escreve muito bem.
Esse livro com certeza deve ser tão bom quanto os que li.
Bjoks
Todos falam muito bem do Zafon e eu nunca li nada dele. Me sinto uma ET. Eu já adoro livros que são narrados na 3º pessoa e com muito suspense. E esse seu medo de circo/palhaço deve ter origem na infância, em algum aniversário que vc foi quando pequena. Meu sobrinho morre de medo também. Voltando ao livro, triste esse afogamento do Jacob...Os pais tanto desejaram...Eu quero ler esse livro sim.
ResponderExcluirBeijos
Adriana
Nunca li nada do Zafón, ele sempre fica na minha lista mas nunca leio. hahaha. Agora O Príncipe da Névoa me pegou! Quero muito ler! Também não curto muito suspense/terror, mas se você diz que é bom, vou dar uma chance!
ResponderExcluirAmei a resenha, e definitivamente estou colocando o livro na minha lista de leitura :)
Beijos!
Adoro livro de suspense, tenho que ganhar para ler. Depois dessa maravilhosa resenha, com certeza me interessei muito pelo livro.
ResponderExcluirA sinopse e a capa me fizeram lembrar de A mulher de preto kk amo mistérios meio thriller assim (: e como assim você não gosta de suspense?Eu amo kk dá muita emoção
ResponderExcluirCaramba deve ser um livro e tanto. Parece ser assustador mas da vontade de ler. Eu também me lembrei da mulher de preto que falou que o menino tinha se afogado na praia.
ResponderExcluir