Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Ano: 2013
Mais informações: Skoob
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."Auggie
Muitos de vocês já devem ter ouvido falar de Extraordinário e de como o livro faz jus ao nome que carrega. Mas não poderia deixar de registrar minha opinião (ou seria mais admiração?) da obra de R. J. Palacio.
A editora acertou em cheio em trazer para o Brasil um livro que comoveu várias pessoas lá fora, com o título de Wonder. Acredito que a tradução do nome foi acertada aqui no Brasil, pois August é realmente extraordinário, um garoto admirável para sua pouca idade. Tão inteligente e sarcástico, porém, nascido com um rosto disforme de forma a causar espanto por onde passa, seja em crianças ou adultos.
A narrativa gira em torno do problema de August, que está tentando adaptar-se pela primeira vez à um ambiente escolar, já que até então, era ensinado em casa - uma forma de proteção de seus carinhosos pais. Como sabemos, as crianças sabem ser cruéis quando querem, e o fazem até com naturalidade e espontaneidade, que são até próprios da idade.
De qualquer forma, o grande acerto do autor foi a narrativa de diversos pontos de vista. Temos, claro, primeiramente August, e quase senti na pele o desprezo de seus colegas e assombro até dos próprios adultos (que tentam disfarçar) mediante sua deficiência. Temos em seguida a narrativa singela de Via (Olivia), sua irmã mais velha, que é super protetora. Pelos olhos de Auggie a vemos praticamente como uma heroína, e pelos olhos da mesma, percebemos como é estar na pele de filha deixada um pouco de lado pelos pais por August demandar tanto tempo em suas necessidades (tratamentos e afins). Seus sentimentos são compreensíveis e humanos. É realmente comovente.
Temos também a narrativa do ponto de vista de Summer e Jack, maiores amigos que August faz na escola; Justin, namorado de Olivia; e finalmente, Miranda, amiga de Olivia. Todos, de alguma forma, tem algo a dizer sobre August e sua família. E com julgamentos ou não, vemos seus pontos, sentimos o seus sentimentos. É tão inerente do ser humano criticar algo que não é do seu dia-a-dia, e ao mesmo tempo, ser hipócrita com certas situações, que realmente a mensagem do livro é um "tapa na cara" que vem em momentos distintos.
Extraordinário não deixa de ser um sopro de esperança e passa a mensagem que todos devemos um dia ouvir. Um dos professores de August na escola passa como tarefa para os alunos escrever certos preceitos, e alguns realmente são para guardar para a vida!
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil".Dr. Wayne W. Dyer
Vi muita gente comentando super bem sobre esse livro, e também não era para menos, com uma história assim, não é a toa que o livro esta fazendo tanto sucesso. Fiquei com muita vontade de ler.
ResponderExcluirBjks
Ju, o livro é belíssimo! Todos deveriam ler, é realmente uma lição de vida! <3
ExcluirBeijos e obrigada por comentar!
Eu quero muito ler esse livro! Só leio comentários positivos e a história parece realmente ser muito bonita.
ResponderExcluirSim, Gabi! Leia! <3 tenho certeza que vc vai curtir! ^^
ExcluirLygia
ResponderExcluirVc sempre me fazendo comprar MAIS livros huahauahu
td bem <3! eu não tava levando muita fé nesse livro não..até ler a resenha da Math e agora a sua!
agora preciso do livro..como lidar?
beijos
Vc vai comprar e vai amar tanto quanto nós! :D
ExcluirÉ sério, Raffa! Esse livro é tão <3 e passa uma mensagem tão linda, acho que a leitura dele deveria ser obrigatória! srsrs!
Beijocas e obrigada por comentar! o/
Estou lendo bastante livros com a temática bullying atualmente. Na verdade, estou lendo um agora: A Lista Negra, de Jennifer Brown.
ResponderExcluirWonder parece ser um título a ser levado em conta, mas não gosto mesmo da tradução! rs
Beijos,
Vinícius - Livros & Rabiscos
Eu preciso ler A Lista Negra pra ONTEM, Vinicius, rsrrsrs! XD
ExcluirVale a pena ler Extraordinário!
Beijos e obrigada por comentar!
Eu ainda não li esse livro apesar de estar bem baratinho e das resenhas super positivas, incluindo a sua.
ResponderExcluirA história parece ser tocante de mais e não sei se tenho clima de ler algo assim =/
O mesmo acontece com os livros do John Green, pode acreditar?
hahaha
Adorei o teu blog.
Adorei o teu blog.
Beijos,
Carol e seus livros.
Obrigada pela visita, Carol!
ExcluirTbm acho que o preço tá compensando bastante! :)
Beijocas!
Eu PRECISO desse livro! Já li tantas resenhas positivas, e a cada nova que leio eu fico mais empolgada ainda!
ResponderExcluirGostei muito da sua, mostrou pontos que eu ainda desconhecia do livro, e, se é possível, fiquei com mais vontade ainda de ler! :D
Beijos :*
Claris - Plasticodelic
Oi Claris! Vale super a pena a leitura e o preço nem está salgado. Super indico para todos! <3
ExcluirBeijos!
Oi Ly,
ResponderExcluirEsse preceito que você citou por último no quote é tão a cara de Pat Peoples, de O Lado Bom da Vida (o livro haha).
Extraordinário parece ser ótimo mesmo, estou ansiosa para ler.
A ideia do livro é interessante e, apesar de bullying não ser bem um tema inovador, a forma como ele foi abordada imagino que o seja.
Algumas histórias ficam melhores com a alternância do ponto de vista e essa, com certeza, é uma delas!
Beijão!
Tbm achei que combina com o Pat o preceito, Duda! :D HAHAHHAA...lembrei na hora tbm qnd estava lendo...
ExcluirEstou ansiosa para conferir sua resenha! :D
Beijos e boa semana! o/
Oi Lygia! Ainda não havia lido comentários, mas sua resenha me deixou extremamente curiosa em relação a leitura! Parece excelente, em vários aspectos! Livros assim são muito bons, adoro!
ResponderExcluirBeijos
Exatamente, Sofia!
ExcluirPode ler sem dúvidas! Vai gostar! :D
Beijocas!
Quero muito, MUITO ler esse livro. Não só pelas inúmeras resenhas que, claramente, deixam claro que o livro é ótimo. Mas pela mensagem bacana que ele deve passar.
ResponderExcluirGostei muito da premissa e da sua resenha. Adoro a capa do livro e pretendo comprá-lo o mais rápido possível, rs.
João Victor, Amigo do Livro
http://amigodolivro.blogspot.com.br/
Isso aí, JV! Leia sim, e assim que puder, poste sua opinião sobre ele. Vou querer conferir! :D
ExcluirBeijocas!
Oi Lygia,
ResponderExcluirJá vi muitas resenhas sobre esse livro quero muito ler ele, o pessoal tá falando super bem dele...
Beijos
bookdimension.blogspot.com.br // @bookdimension
Gustavo, leia sim! Sem medo de errar, pq a história vale super a pena! :D
ExcluirBeijos e obrigada pela visita!
Só o que vejo ultimamente são comentários sobre esse livro e como ele é bom. Me deixou extremamente curiosa pra ler, especialmente depois dessa resenha! Estou colocando agora na minha listinha (que de "inha" não tem nada) de leitura. :D
ResponderExcluirÓtima resenha e obrigada pela visita no meu blog. *-*
Beijo!
Raquel - Memórias de uma Sonhadora
Hahahhaa...entendo dessas listas, Raquel. Mas Extraordinário é bem curtinho e ótimo para ser lido! o/ tenho certeza que vai curtir!
ExcluirE eu agradeço sua visita e comentário!
Beijocas e boa semana! o/
Vontade "gigantérrima" de ler esse livro, juro!
ResponderExcluir"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." ficou marcada essa frase, hein??!
Parabéns pelo blog e ótima resenha :)
Beijos e Abraços,
www.ps-carpediem.blogspot.com/
Obrigada pela sua visita, Diego! :)
ExcluirVale super a pena a leitura, e os quotes são maravilhosos! :D
Beijos e boa semana! o/
Nossa, ganhei esse livro há uma semana e ainda não pude ler. Ao que parece é uma lição de vida e estou morrendo de vontade de ler! Ótima resenha.
ResponderExcluirxoxo
ssentrelivros.blogspot.com.br
Camilla, assim que ler e postar sua resenha me fala! Vou querer saber sua opinião!
ExcluirObrigada pela visita!
Beijos e boa semana! o/
Gostei muito do blog... quero voltar mais vezes...como ainda estou aprendendo a mexer com isso eu ainda preciso colocar os links dos blogs que gosto no meu para que eu possa sempre visitar... Xero!
ResponderExcluirhttp://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Oi Lygia
ResponderExcluirEu achei a Olivia bem madura, ela realmente se esforça para ser o melhor possível, foi muito bom ver como cada um via o outro de maneira bem diferente do imaginado pelo próprio. O livro é maravilhoso :)
estou louca para ler este livro
ResponderExcluirvi que ele repercutiu muito bem bem fora do brasil, então deve ser muito bom
até agora não vi nenhuma resenha negativa dele, apesar de ter lido poucas...
sinto que será um livro que me fará refletir muuuuuuito!
Esse livro parece ser excelente mesmo, acho que os professores deveriam recomendar esse tipo de livro para seus alunos, tenho certeza de que conseguiríamos formar muitos novos leitores dessa forma, temas interessantes que poderiam além do mais trazer um debate sobre temas atuais e de interesse de todos para dentro da escola.
ResponderExcluirEu esperava pelo ponto de vista da mãe (claro a louca mãe aqui precisa de alguém pra se identificar), mas pela sua resenha acho que não tem né? Eu acredito que vou me apaixonar também por extraordinário, parece ser belíssimo.
ResponderExcluirBeijos
www.leitoraincomum.com
Oi Ly!
ResponderExcluirEstou curiosíssima pela leitura. Além de ter achado interessantíssima essa questão da narrativa, gosto da temática em si e do impacto que ela causa no leitor.
Espero conseguir ler!
Beijão!
Ganhei esse livro de uma amiga querida e foi um dos melhores presentes que já recebi!!!! O livro é lindo.......vale muito a pena lê-lo......é uma lição de vida !
ResponderExcluirMuito bom......muitíssimo bom.....:)
o livro é ótimo... Você Para de lê para lê no outro dia e não consegue para de lê...
ResponderExcluiro livro é ótimo...
ResponderExcluiresse livro é maravilhoso
ResponderExcluir