[Resenha] A Garota do Outro Lado da Rua - Lycia Barros

16 de novembro de 2012
Título: A Garota do Outro Lado da Rua 
Autora: Lycia Barros 
Editora: Novo Século
Páginas: 120
Ano: 2012
Mais informações: Skoob

Sinopse: Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente. Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?.
"Lembrei-me também que uma vez li que não é bom que cheguemos muito perto de um ídolo, pois ao tocá-lo o dourado poderia escorrer-nos nas mãos. E era pura verdade, pois as minhas mãos, agora, já estavam manchadas". (p. 108)
Sempre tive curiosidade em ler os livros da Lycia. Então, não pensei duas vezes quando surgiu a oportunidade.

Em “A Garota do Outro Lado da Rua”, conhecemos Enzo, um menino nerd, daqueles invisíveis e apaixonado por Rafaela, a menina mais bonita e popular da escola, que também é sua vizinha (por isso o título). Ou melhor, apaixonado por quem acredita que ela seja, já que pouco se falaram durante a vida, ele apenas a observava.

Em um passeio do colégio, na Floresta da Tijuca, o grupo de alunos é abordado por assaltantes e eles acabam ficando perdidos por alguns dias. Assim, Enzo tem a oportunidade de conhecer verdadeiramente a menina por quem mantinha um amor platônico.

Será que ele gostou do que conheceu? Será que ela conseguirá enxergar além das aparências? Só lendo para saber!

Vale dizer que o livro é narrado pelos dois protagonistas, permitindo que conheçamos o ponto de vista de ambos, assim como seus medos, questionamentos, descobertas, etc.

Apesar de não ser um enredo inovador, gostei muito da escrita da Lycia, da construção dos personagens principais, do desfecho inesperado e da mensagem que o livro transmite. 

Porém, a história poderia ser mais desenvolvida, principalmente a última parte. Gostaria de ter conhecido melhor alguns personagens (Alana e Leandro) e de saber o que aconteceu em algumas situações. Sabe quando você sente que faltaram algumas páginas? Foi exatamente assim!

É uma leitura fluida, rápida e surpreendente. Perfeita para seu público alvo, os adolescentes, que se identificarão com várias situações encontradas ali. Além de questões que levarão não só os jovens, mas todos nós a reflexão.
Labels: , , ,

13 comentários :

  1. Nunca li nada da Lycia, mas por ser uma pessoa religiosa, acredito que os livros dela sejam bons! Bem, assim espero. Espero ter uma oportunidade algum dia.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da Lycia, mas este livro me deixa bem interessada em ler!
    a capa é divina! *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler algo da Lycia, esse livro parece ter uma história bem legal de ler!

    ResponderExcluir
  4. Eu não se se faço parte do público alvo desse livro, mas tenho muita curiosidade de ler esse livro!!
    :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie Mari
    eu tive a oportunidade de ir no lançamento do livro, e conhecer a simpatia que é a autora do mesmo. Até hoje não peguei pra ler, mas só pelo trecho que foi lido lá, eu sabia que a história seria muito boa.
    Amo essa capa.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!
    Esse eu ainda não li, mas, dos que li, eu também gostei muito da narrativa da Lycia.
    Não sei se essa questão do desenvolvimento é diferente por conta do público alvo ou do próprio livro em si. De qualquer forma, espero lê-lo em algum momento!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre me interessei muito pela capa desse livro, mas não tenho aqueeela vontade de ler o livro. Me parece uma história comum, que não vai acrescentar realmente muita coisa, só vai ser agradável e prazerosa. Mas acho que vale a pena, porque às vezes queremos algo nesse estilo :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada da Lycia, mas até que fiquei curiosa, ;)

    ResponderExcluir
  9. Esse é o único livro da Lycia que ainda não li, por pura falta de tempo e pq acabo passando livros mais adultos na frente, mas como AMO todos os livros da Lycia, por mais que eu não seja o público alvo, tenho certeza que vou curtir <3

    ResponderExcluir
  10. Eu ADORO essa coisa de vizinhos, amor platônico, etc. AW!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa para ler esse livro, pelo o que li acima ele deve ser bom.

    ResponderExcluir
  12. Também tenho curiosidade de ler algo da Lycia. Mas nunca me surgiu a oportunidade.
    Pena q a história não foi bem desenvolvida no final, para mim a parte mais importante do livro.
    Adorei a resenha
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro dela, mas gostei bastante do enredo. Uma pena que vc sentiu que faltou paginas, detesto quando acontece isso comigo :/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...