Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 160
Ano: 2012
Ano: 2012
Mais informações: Skoob
História de aquisição do livro: Recebido de parceria com a editora Arqueiro! =)
Sinopse: Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de 'O Diário de uma Paixão'), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a espoas apaixonar-se por ele novamente.
"Reinventar a mim mesmo é uma luta diária e às vezes me pergunto se vai ser assim para sempre. Mas não importa, porque trago dentro do peito as lições que Noah me ensinou sobre o amor e sobre como manter acesa a sua chama."
Meu livro favorito do Sparks é, sem sombra de dúvidas, 'O diário de uma paixão', então, não poderia deixar de conferir 'O casamento'. Apesar de dito como uma espécie de continuação, a leitura pode ocorrer sem conhecimento do primeiro que não haverá problemas, mas é inegável que para todo bom leitor é uma delícia acompanhar velhos personagens conhecidos em outras situações.
Com mais uma voz masculina como narrador, conhecemos Wilson, casado há quase 30 anos com Jane, filha do casal protagonista de 'O diário de uma paixão', Allie e Noah. Só que diferente do tom apaixonado de Noah, Wilson é mais contido, mais objetivo, e sua preocupação maior sempre foi garantir o sustento do lar. Sendo um advogado de sucesso, isso lhe garantiu a perda de bons anos acompanhando o crescimento de seus filhos e até mesmo sendo relapso em seu papel de marido. A relação passa por uma enorme crise quando Wilson se esquece do aniversário de casamento deles, magoando sua esposa profundamente. É a partir daí que ele se toca que se algo não for feito, tudo que eles construíram pode ruir de forma assustadora.
Buscando conselhos e inspiração com seu sogro Noah, Wilson passa primeiro por uma profunda introspecção e análise de sua própria personalidade, avaliando seus acertos e erros, e trabalhando com esses para consertá-los. Apesar de amar muito sua esposa, somente com tempo ele poderá reajustar o seu relacionamento e fazer Jane voltar a se apaixonar por quem ele já foi um dia. Só que esse tipo de coisa não se ajeita de um dia pro outro, e o leitor então é convidado a passar por um longo ano na vida de Wilson e Jane, restaurando seu relacionamento, através dos detalhes.
Apesar de apreciar muito livros sobre a paixão e amor entre casais mais novos, sendo tudo novo e belo, também é muito proveitoso acompanhar um relacionamento mais maduro. Muito mais que beleza e corpo, a relação do casal é trabalhada em pequenas coisas do dia-a-dia, diálogo e muito companheirismo, e Nicholas parece ser mestre em trazer isso para os leitores de forma fácil, romantizada e emocionante. Apesar de não ter chorado, certos trechos do livro realmente me tocaram bastante, e entre leituras infantojuvenis e fantasia, é sempre gostoso ler um pouco de romance e sonhar um pouquinho. Não é o melhor livro do Nicholas, mas certamente é um livro que deve ser apreciado por todas as idades.
Eu meio que cansei de Sparks... Estou dando um tempo nos livros dele, porque os últimos que eu li acabaram me desapontando um pouco. Mas assim que me der vontade novamente, esse está na lista!
ResponderExcluirOi, Lygia!
ResponderExcluirEngraçado... opinião sobre livros é algo bem relativo e pessoal. Você disse que não é o melhor dele, mas, pra mim, ele briga com "O milagre" (livro que pouca gente gostou) no título de melhor livro do autor. Eu achei a história muito linda, sinceramente e concordo: deve ser apreciados por todos (mas acho que mais as moças românticas =P).
beijos ;*
Terminei de ler esse livro hoje e gostei bastante, concordo que não é um dos melhores do Nicholas, mas é uma história ótima *-*
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Beijo;*
Naty.
Oi Ly!
ResponderExcluirDiário de Uma Paixão é meu favorito também e, por isso, quero muito ler esse.
Concordo com você, é gostoso ler sobre relacionamentos mais maduros, principalmente pela mensagem passada para nós, né?
Beijão!
Acho que minha cota de Sparks já deu, rs.
ResponderExcluirLi uns 3 livros e acabei achando q estava sempre lendo a msm coisa, então por enqto ele fica fora de lista.
Andy_Mon Petit Poison
acho que no fundo este livro acaba sendo de auto ajuda né?
ResponderExcluireu li diário de uma paixão. não é o meu favorito do nicholas, mas gostei bastante! ainda não li a "continuação", mas pretendo ler logo!