[Resenha] Dividindo Mel - Iris Figueiredo

17 de dezembro de 2011
Título: Dividindo Mel
Autora: Iris Figueiredo
Editora: Draco
ISBN: 978-85-62942-41-9
Páginas: 200
Mais informações: Skoob
Onde comprar: Editora Draco
História da aquisição do livro: Não tem muito mistério e nem nada mirabolante para contar sobre a aquisição do livro da Iris não. Comprei pelo próprio site da editora, e em 3 dias já estava com ele em mãos. Parei o que estava lendo para dar vez às loucuras de Mel, risos.

Sinopse:
Todo mundo sabe o que é se apaixonar: o frio na barriga, os abraços, os beijos e os sorrisos. Só que ninguém gosta quando o relacionamento dá errado e termina de uma hora para a outra, sem explicações. Melissa sabe muito bem disso. Afinal, ela nem chegou a duas décadas de vida e possui uma lista de ex-namorados (e alguns ex-qualquer-coisa-indefinida) maior do que gostaria. Mel prometeu para Rebeca, sua melhor amiga, que agora iria focar em seu futuro e deixar os relacionamentos para depois, pois tendiam a terminar mais rápido do que começavam. O que ela não esperava era conhecer, por acaso, um cara maravilhoso que parecia o Príncipe Encantado com quem tanto sonhou. E, menos ainda, que seu melhor amigo voltaria para a cidade trazendo consigo um monte de lembranças e acontecimentos especiais. E agora, como ficará o já cansado coração da dividida Mel?


"E eu me odiava também por ser tão bipolar, parecia que eu andava na corda bamba de emoções e nunca decidia o que queria de verdade." (página 139)

Mel é uma das personagens mais sonhadoras (ou será 'voadinha' mesmo? rs) que eu já li sobre. Cheia de boas intenções e com seus 19 anos, tem um pequeno defeito: acaba dando seu coração para quem não merece, e por isso, constantemente está com ele partido (e com um namorado novo!).

Mais um namoro foi por água abaixo e resta a ela chorar as 'pitangas' com sua boa amiga Beca e um bom pacote de salgadinho Cheetos, daqueles bem fedorentos, como companhia. Mas o que era pra ser mais uma fase de questionamentos ('Será que o problema está comigo? Não sou bonita o suficiente?'), não dura tempo suficiente: entra em cena um novo gatinho que faz balançar a estrutura de Mel, e a faz, literalmente, se apaixonar à primeira vista! (ou será ao primeiro assalto?)

Mas será que dessa vez Mel será bem sucedida em seu novo relacionamento? E a visita do seu melhor amigo Mateus, que está cursando Medicina em outra cidade, vai servir para deixar uma já confusa Mel, balançada e fazer repensar seus sentimentos por Ricardo?

Eu comecei a ler 'Dividindo Mel' em uma tarde, logo assim que recebi o livro pelos correios. Parei o que estava lendo e quando vi, estava perdida na leitura das indecisões de Mel, do companheirismo de Rebeca, sua melhor amiga e de Mariana, sua irmã mais nova. Achei os personagens bem construídos e a história fluiu de uma maneira muito gostosa. Todos nós podemos nos identificar com uma ou outra situação que é narrada e isso foi super legal. Eu preciso dizer que, apesar da Mel ser um doce (sem trocadilhos, rs), minha personagem favorita é a Mariana. Como irmã mais nova, ela desempenha bem o seu papel, sendo sarcástica as vezes, implicando com a irmã, ou dando aquela super força e ajudando no visual e make de Mel, que não parece ser muito entendida do assunto.

Apesar de ter gostado do enredo e me identificado com algumas situações e personagens, não poderia deixar de comentar algo que me incomodou muito: a revisão do livro. Muitos erros passaram: erros gramaticais, de concordância e até de continuidade na história. Itens que acredito que a editora pode corrigir sem maiores problemas numa 2ª edição do livro. Fora isso, o trabalho gráfico, como capa, diagramação, etc., ficaram bem bonitos. Adorei o início de cada capítulo começando em folha a parte, juntamente com um desenho de Mel e seus "dois gatinhos".

DIVULGAÇÃO

Pessoal, aproveitando, gostaria de informá-los sobre o lançamento do livro da Iris Figueiredo, que muitos de vocês já devem conhecer por causa do blog 'Literalmente Falando'. Ela estará na Livraria da Travessa, do Centro do RJ, lançando oficialmente "Dividindo Mel". Se você mora no Rio e estiver disponível, não deixe de prestigiar a autora, que estará autografando sua obra no local. ;-)


- Assista ao book trailer - Clique AQUI;
- Ficou curioso e quer ler o 1º capítulo? - Clique AQUI;
- Quer saber um pouco mais da autora? - Clique AQUI.

Labels: , , ,

10 comentários :

  1. Oi Lygia!
    O livro parece ser um graça e bem divertido, fiquei curiosa pra ler!
    Dei risada com o "não trocadilho" hehehe!

    Sucesso à Iris no lançamento do livro :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei sua linda!

    É a primeira resenha que lendo de Dividindo Mel e super curti! Já tinha uma ideia de como era o livro, mas lendo fiquei com vontade de ler pelo conteúdo e não só pelo gênero e capa, hehehe

    'DOREI!

    ResponderExcluir
  3. Pra ela terminar um namoro e já começar outro, é porque ela não amava o cara. Então não precisava um drama todo desse, chorar e tudo mais. Fazer o quê, né?
    Fiquei com vontade de ler esse livro, apesar de não gostar muito do gênero.
    A capa é linda, e imagino que a diagramação deve ser muito mais.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  4. Amanda,

    é pq na verdade, não era a Mel que terminava o namoro. Ela era 'chutada' todas as vezes! XD
    E no caso do Ricardo, como eu disse, foi paixão à primeira vista!

    ResponderExcluir
  5. O livro me parece ser bem legal. As vezes não há nada melhor que livros bem leves pra descontrair né?

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da resenha e não pude evitar de lembrar da Bridget Jones, imagino a Mel como a Bridget adolescente. rs
    O que eu acho interessante no tema do livro é que apesar dos sofrimentos da personagem são histórias bastante divertidas e que fluem facilmente.
    Gostei bastante da resenha e fiquei curiosa sobre o livro.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, Lygia! Muito obrigado pelo carinho e pelas críticas construtivas. Fiquei muito feliz em saber que você gostou da Mel e da Mari ^^

    ResponderExcluir
  8. Aawn, estou morrendo de vontade de ler esse livro. Achei a capa, a história e o booktrailer super fofos, e gostei muito da sua resenha. Adicionei na wishlist, espero que eu consiga ele rápido.

    Beijos
    Cah
    The Review Kingdom

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, mas acho que até agora o que mais me atraiu no livro foi a capa e a autora (uma vez que gosto bastante do Blog dela). A história deve ser bem construída mesmo para me atrair, já que, pelo tema, já sei minha reação - sempre fico angustiada em histórias onde a personagem principal é indecisa. Linda resenha!

    Beijo, Ninini

    ResponderExcluir
  10. Oi Lygia!
    Eu adorei a capa do livro e, depois da sua resenha, fiquei bem curiosa para lê-lo.
    Poré, como você mesma disse, acho que as editoras deveriam tomar mais cuidado na hora de revisar suas obras, principalmente as brasileiras que parecem receber um tratamento "inferior" as estrangeiras =/
    Mesmo com problemas gramaticais, gostaria de ler o livro, me identifiquei com a trama e é do tipo que eu gosto!

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...