[Resenha] Tudo Aquilo que Nunca foi Dito - Marc Levy

24 de outubro de 2011
Título: Tudo Aquilo que Nunca foi Dito
Autor: Marc Levy
Editora: Suma de Letras
ISBN: 978-85-8105-008-9 
Páginas: 241
Mais informações: Skoob
Onde comprar: Saraiva | Fnac

História da aquisição do livro: Eu costumo passar meu horário de almoço na Saraiva do Shopping Rio Sul, que fica no RJ. Eu, na cara de pau, sento em uma das poltronas e pego um livro para começar a ler. Muitos eu li assim. Os que realmente me conquistam, eu compro depois... risos. Mas como essa Saraiva é do estilo Mega Store, não tem problema de ler na própria loja (desculpem a explicação meio óbvia, mas quando eu morava no interior de MG, não tinha disso. Achei útil explicar, risos). Enfim, confesso que essa foi a primeira obra do Marc que peguei para leitura. Depois de ler resenhas muito boas do mais famoso livro dele, "E se fosse verdade...", fiquei bastante curiosa. A equação é bastante simples: ida do autor à Bienal do Livro + animação/desespero das amigas pra pegar o autógrafo dele = uma Lygia SUPER curiosa. E não deu outra: peguei "Tudo aquilo que nunca foi dito" apenas para ler a contracapa e...100 páginas depois e horário de almoço finalizado, o exemplar estava dentro da sacola, hahaha. TIVE que terminar no mesmo dia!

Sinopse: Poucos dias antes do seu casamento, Julia recebe um telefonema do secretário de seu pai. Como ela já tinha previsto, Anthony Walsh - empresário brilhante, mas pai distante - não poderá comparecer à cerimônia.Sua ausência em momentos importantes da vida da filha não é novidade. Mas, pela primeira vez,  Julia tem que reconhecer que ele tem uma desculpa excelente: Anthony Walsh morreu. A ironia amarga da  situação, com Julia forçada a adiar o casamento para enterrar o pai, faz aquela parecer mais uma das peças pregadas pelo destino na difícil relação entre os dois. Mas, no dia seguinte ao funeral, ela descobre, na forma de um enorme pacote deixado na porta de sua casa, que aquela não tinha sido a última surpresa de seu pai e parte na viagem mais extraordinária de sua vida - uma oportunidade para que os dois digam um ao outro, enfim, tudo aquilo que nunca foi dito.


"Pouco importa, suas notas musicais também derrubaram o muro. Fá, lá, si, uma melodia que viajava até vocês, numa pauta em que flutuavam ares de liberdade. Eu não era mais a única a chorar, você sabe. Vi muitas lágrimas naquela noite. As de uma mãe e sua filha que se abraçavam tão forte, emocionadas demais por se encontrarem após 28 anos sem se verem, se tocarem, se respirarem. Vi pais de cabelos brancos acharem ter reconhecido o filho, no meio de mil outros. Vi aqueles berlinenses que apenas as lágrimas podiam libertar do mal que lhes fora feito. E, de repente, no meio de tudo, vi o seu rosto aparecer, lá no alto do muro, o rosto cinzento de poeira, e os olhos. Foi o primeiro homem que descobri assim, você, alemão do leste, e eu a primeira jovem do Ocidente que você via". (Página 92)

Além da sinopse retirada da contracapa do livro, achei importante destacar o fragmento acima do livro. "Tudo aquilo que nunca foi dito" mostra muito além do complicado relacionamento de Julia e seu pai, Anthony. Marc nos leva em uma pequena viagem nas lembranças de Julia que, a cada lugar visitado, nos presenteia com muitas emoções e memórias dolorosas. O fragmento narra o momento em que Julia presencia a queda do muro de Berlim, dia em que conhece o amor da sua vida.

A história inicia-se com os preparativos do casamento de Julia com Adam, e a trágica notícia de falecimento do seu pai, fato que resulta no adiamento da cerimônia. Após o funeral, Julia é presenteada com uma encomenda de seu pai, que irá mudar sua vida para sempre. Não posso contar o que é o tal "presente" deixado por Anthony, senão estragaria toda a surpresa, mas é através dele que a presença do pai se faz mais forte na vida de Julia e, consequentemente, a faz embarcar em uma viagem e em memórias que estavam a muito perdidas pelo tempo. É simplesmente emocionante acompanhar a trajetória da Julia jovem através de suas lembranças, os problemas de relacionamento com o pai, a dolorosa doença e posterior morte da mãe, e em como ela transformou toda sua carência afetiva em amor pelas artes.

Julia é a responsável pelo departamento de criação de uma empresa que produz desenhos animados. Um de seus desenhos faz tanto sucesso que vira uma pelúcia em formato de lontra, azul e cinza, desejada por crianças do mundo todo! (Pausa: Tilly, a lontra, parece ser a coisa mais fofa do mundo e Julia tem muito orgulho de sua criação. A cena em que ela narra o processo de criação e escolha de cores para Tilly chega a ser, ao mesmo tempo, delicada e forte!). Eu achei muito interessante esta ser a escolha do Marc para a profissão de Julia. Ela é uma das personagens mais introspectivas que tive oportunidade de ler nos últimos tempos. Com o decorrer da narrativa, é possível perceber os acontecimentos que a levaram a estar naquele determinado momento de sua vida.

Mas por que ela decide "largar" o ex-futuro marido após a morte do seu pai e embarcar nessa viagem? Ela tem apenas seis dias para desfrutar do presente deixado por Anthony Walsh e, finalmente achar respostas para perguntas deixadas no ar muito tempo atrás. Nesse meio tempo, Julia pode começar a perceber que o pai era menos ausente do que imaginava e que um amor do seu passado pode ainda estar muito vivo em suas memórias e coração, fazendo-a refletir sobre o rumo do seu casamento com Adam.

É simplesmente sensacional como Marc conduz a narrativa, realmente apreciei bastante. E destaque especial para Stanley, responsável pelos momentos "comédia" do livro, representando bem o papel do amigo que toda mulher gostaria de ter. Não tem como falar mais sem entregar o plot, mas posso garantir que, no fim do livro, a única coisa que você pensa é "Como você pôde fazer isso, Marc?". E isso não significa algo ruim. Simplesmente uma surpresa agradável minha experiência com "Tudo aquilo que nunca foi dito".



Está participando da Promoção Gostinho de Bienal e comentou neste post? Não esqueça de preencher o formulário.

Não está participando? Corre... Ainda dá tempo!
Labels: , , ,

11 comentários :

  1. AMEEEI *o*
    Parabéns pela resenha, vai me fazer ir amanhã correndo à uma livraria para comprá-lo haha

    ResponderExcluir
  2. Olá Lygia XD!
    Tbm nunca li nada dele, mas realmente já vi ótimos comentários.
    Sabe... Essa história até que me deixou curiosa, e vc dizendo que o final foi tipo: Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Que final é esse?
    ashuahsuashua
    Fiquei mais curiosa ainda.
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. Oi Lygia!
    Eu sou maluca pra ler esse livro!
    Essa capa e o título me fascinaram desde o primeiro momento que as vi!
    Sua resenha só reforçou minha vontade, ainda mais sabendo que o final tem uma surpresa agradável!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Hey,

    Eu ainda não conheço o autor, mas a história desse livro para ser muito boa. Gostei bastante da sua resenha (: A capa também é bem bonita. Apesar da minha lista de desejados está gigante, acho que vou colocá-lo nela, haha.

    Abraços,
    Yago.

    ResponderExcluir
  5. Estou simplesmente maluca por esse livro, ele está na minha lista de desejados, estou achando que vou tirá-lo de lá e colocá-lo na minha estante kkk, adorei a resenha, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Lygia, respondendo seu recadinho lá no blog Viagem Imaginária, espero que eu ganhe sim, amo promoções mas não tenho muita sorte. Espero que seu blog faça isso mudar kkk.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Eu estou muito ansiosa por esse livro!
    Desde seu lançamento que estou querendo comprá-lo, porque a capa e a história me seduz! :) rs
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro emocionante, menina que coragem de ler um livro assim !!!! Eu morri rindo aqui na cadeira.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ai gente, que lindo. Parece ser super emocionante. Fiquei curiosa pra saber o que foi a encomenda do pai dela!!! Queeero ler ç.ç Faz promoção dele, hihihi. Achei muito legal mesmo!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Lygia, ótima resenha! Bom, nunca li nada do Marc Levy e me arrependo até hoje de não ter comprado um livro dele por 9,90, uma vez.
    Adorei o que esta história passa, e estou louco para lê-lo!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  11. HAHAHAHAHAHA !! To mt doida para ler esse livro *-----------* se vs for fazer sorteio com ele me avisa eeein ! hehe ou se quiser me vender por deposito bancario *-*
    email : emanueleb.barros@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...